quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bicicleta sem corrente com pedal na roda traseira feita em casa


Em breve disponibilizarei o projeto da bicicleta.  
Por enquanto, ficam algumas dicas:



- Como o pedal está no eixo da roda, a relação de marcha é 1:1. Em outras palavras, é muito leve para pedalar, parece marcha de subir morro.
Para se ter uma ideia, a relação de uma bicicleta convencional (marcha única) é de 1:2.5.



- Por ser biarticulada, a bicicleta é bem difícil de andar. É bem semelhante a um monociclo em questões de equilíbrio em cima da roda "solta".

- Para resolver esse problema estou trabalhando em um conjunto de engrenagens que ficará no cubo para realizar a redução necessária.




Veja o vídeo publicitário:




3 comentários:

Unknown disse...

Amigo, quero fazer uma bike dessa, mas estou em duvida quanto ao cubo, vc poderia me dar algumas dicas.
email: rafael.damini@yahoo.com.br

Unknown disse...

amigo, estou tentando fazer uma bike dessa, mas estou em duvidas quanto ao cubo. vc poderia me ajudar.

Rafael.

rafael.damini@yahoo.com.br

Andre O. B. disse...

Olá Rafael, tive muitas versões de cubo. A que mais deu certo foi a seguinte:

vai usar um cubo comum de roda trazeira. Procure um com eixo de uns 17cm de comprimento. Vai ter soldar os pedais no eixo, pois não há porca que segure aquilo no lugar (acredite, tentei de todas as formas não soldar o pedal no eixo). Se quiser a roda livre para rodar para tras, terá que fazer uma alavanca que será soldada no eixo e pegará na catraca. Veja esse vídeo que terá uma ideia melhor: https://www.youtube.com/watch?v=Z4D9-xXX4Ms

Pretendo fazer um manual de como fiz a minha, mas tenho que arrumar tempo. Qualquer dúvida me pergunte novamente e se fizer a sua, poste um comentário do vídeo para eu ver.

Valeu